Esta atividade diária tinha como principal objetivo levar os alunos a refletirem suas atitudes, buscando melhorá-las cada vez mais.
Todos os dias, após a oração, os alunos refletiam sobre suas atitudes no dia anterior. Os pontos de reflexão ficavam expostos em um cartaz e eram os seguintes:
- Cuidar da escola
- Andar em fila
- Cuidar e trazer o material
- Jogar lixo no lixo
- Manter a sala organizada
- Respeitar os colegas
- Ouvir quando o colega fala
- Ajudar os colegas
Após a reflexão sobre estes itens, os alunos juntos, decidiam se a bala do dia ia para o lado positivo ou negativo da balança. Baseado nisso, era feito uma reflexão sobre o resultado, pensando no que é necessário mudar e como fazer isso.
E essa balança chique, hein?!!! Qual foi sua avaliação dessas atividades? Percebeu mudanças nas atitudes das crianças?
ResponderExcluirBjo Bá
Oi Barbie!!!! Então, a atividade é feita todos os dias após a oração. No decorrer dos dias, vamos conversando sobre como a balança está: pendendo mais para o positivo ou para o negativo. Quando está mais no negativo, tento mostrar a eles o que está deixando a balança e eles sugerem ações para melhorar suas atitudes e, consequentemente, mudar a balança.
ResponderExcluirNa sexta-feira, fazemos o fechamento da semana verificando como está a balança, Se está no positivo, eles ganham o "momento especial". Este "momento especial" eu comecei nos primeiros dias de aula e consiste em uma "recompensa" que eles podem conquistar, como: uma brincadeira no final da aula, um tempo para brincar no parquinho, um chocolate, pirulito...
É uma estratégia que uso para incentivá-los a ter boas atitudes. Até o momento está dando certo! Eles gostam e estão sempre tentando melhorar suas atitudes.
Bjs amiga!