Estudar a tabuada nem sempre é uma tarefa fácil! Decorá-la então, é uma tarefa que exige muita paciência e treino!
Quando iniciei o assunto tabuada, comecei com material concreto, criando conjuntos com unidades dentro. Para de fato saber a tabuada, os alunos precisam primeiro compreendê-la, saber como ela é formada. Assim, ficamos vários dias trabalhando com material concreto que eles mesmos confeccionaram em E.V.A., fazendo joguinhos como bingo, criando cartazes, desenhos...
Quando percebi que eles haviam compreendido como a tabuada é organizada, passei para as continhas. Mas a grande dificuldade deles ainda é lembrar toda a tabuada! Cada vez que iam resolver uma continha, estava lá a folha com a tabuada impressa.
Pensando na importância da tabuada para a vida dos alunos, resolvi motivá-los de várias maneiras. Uma delas foi o ditado. Depois de conversar com a turma, ficou decidido que faríamos um ditado da tabuada todos os dias até que, pelo menos 23 dos 26 alunos, acertasse todas as continhas!
Todos os dias eles esperavam ansiosos pela tabuada pois queriam acertar mais do que haviam acertado no dia anterior! Depois do ditado, os ditados eram trocados, eles corrigiam e diziam quantos colegas haviam acertado as 10 continhas.
Importante! É muito importante ter cuidado para não expor os alunos que não firam muito bem e acertaram poucas continhas, isso pode desmotivá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário