terça-feira, 30 de setembro de 2014

Rifa

Um dos assuntos a ser trabalhado neste ano é a Organização Política dos Municípios e, está na programação, fazer uma visita a Câmara de Vereadores da Cidade e ao Gabinete do Prefeito.
Porém, para fazer a visita, tínhamos um probleminha: o dinheiro para pagamento do ônibus. Pensando nisso, organizamos uma Rifa, com o propósito de juntar o valor suficiente para o pagamento do ônibus.
Para iniciar o trabalho, os alunos calcularam juntos o valor que precisavam juntar para comprar o brinde da rifa e pagar o ônibus. Do mesmo modo, eles calcularam quantos números cada aluno precisava vender para alcançar o valor necessário.
Na organização da Rifa, foram escolhidos dois alunos que seriam os Tesoureiros da turma. Eles ficaram responsáveis por receber e conferir o dinheiro que os colegas entregavam.
A venda dos números da rifa foram excelentes. Eles conseguiram os valores necessários para comprar o brinde, pagar o ônibus e ainda sobrou um pouco.
O passeio está agendado para o dia 07/10/2014. Até lá, estamos desenvolvendo mais algumas atividades relativas ao assunto:

- Criação de partidos na sala de aula, com candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores;
- Criação de propostas de trabalho de cada partido, focando a escola e o bairro;
- Eleição do partido que irá representar a turma;
- Debates sobre questões, leis, melhorias, dificuldades relativas ao bairro e a escola;
- Criação de perguntas que serão feitas aos Vereadores e ao Prefeito no dia da visita;
- Elaboração de um documento com "Sugestões de Melhorias para o Bairro" que será entregue ao prefeito na visita.


Carta entregue ao Prefeito:

Caxias do Sul, 06 de Outubro de 2014.

Senhor Prefeito:

É com muita alegria que lhe fazemos esta visita hoje. Para estarmos aqui agora, tivemos bastante trabalho!
Começamos organizando e vendendo uma rifa para podermos arrecadar dinheiro para pagar o ônibus do passeio.

Depois fizemos um trabalho em sala de aula, criando partidos e propostas de trabalho. Com este trabalho, enumeramos algumas sugestões de melhorias para o nosso bairro, as quais queremos lhe apresentar:

- Creche no bairro;
- Construção de um centro comunitário ou área de lazer;
- Passe livre para os estudantes;
- Asfalto e calçamento nas ruas;
- Esgoto encanado;
- Posto policial;
- Ampliação da linha de ônibus.

 
Obrigada por sua atenção.
4º ano - Escola Municipal de Ensino Fundamental....


Câmara de Vereadores

Gabinete do Prefeito

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Projeto na escola


Projeto "Cuidando da nossa escola"

Cursista: Carina Ferreira Machado

Escola Municipal de Ensino Fundamental ...

Ano: 4º ano

Total de alunos: 26 alunos

Professores envolvidos: 2 - professora regente da turma e professora do laboratório de informática

Áreas do conhecimento: Todas as áreas do conhecimento

Período previsto para desenvolvimento: Setembro 2014


Descrição geral

O projeto "Cuidando da nossa escola" surgiu em decorrência das constantes depredações que a escola sofre, sendo a maioria destas, executadas pelos próprios alunos da escola. Diante disso, surge a necessidade de fazer os alunos se apropriarem da escola, criando amor e respeito por ela, sentindo-se parte integrante e fundamental, ajudando assim na sua conservação.

Tecnologias utilizadas

- Computadores

- Rádio

- Data Show

- Câmera Digital


Comentários

A culminância do projeto será no dia 30 de setembro, com a apresentação das demais turmas da escola. Todas as turmas irão organizar uma apresentação sobre a importância da conservação da escola (assunto da Cipave para o ano).

Atividades a serem desenvolvidas


- Criação de um mapa conceitual sobre a escola: Através de uma visita nas dependências da escola os alunos irão observar todas as coisas boas que a escola oferece ou pode oferecer e o seu papel diante disso. Com estas informações, será criada um mapa conceitual em folhas de ofício.

- Cartaz enigmático: os alunos irão criar um cartaz coletivo, pensando no que a escola representa para cada um deles. A ideia será representada através de uma palavra que, no laboratório de informática, será transformada em uma palavra enigmática, com o auxílio de imagens retiradas na internet.

- Cartazes de incentivo: Os alunos formarão grupos de trabalho, cada um com um assunto que será uma das dependências da escola (refeitório, banheiros, sala de aula, biblioteca...). Eles conversarão sobre atitudes diárias que podem ter para melhorar a qualidade destes locais e com isso, criarão cartazes para expor em cada ambiente. Os cartazes serão elaborados no Laboratório de Informática e finalizados em sala de aula.

- Confecção de lixeiras: Após estudar sobre o lixo seletivo e reciclável, os alunos construirão lixeiras que serão distribuídas pela escola a fim de conscientizar os demais alunos sobre a importância da separação do lixo. Atualmente, a escola dispõe de poucas lixeiras espalhadas pelos ambientes.

- Criação de uma paródia: Os alunos criarão uma paródia e uma coreografia sobre os cuidados com a escola. A apresentação será para toda a escola, no dia 30/09/2014.

- Criação de um mapa conceitual: Após todas as atividades realizadas, os alunos deverão refletir sobre a importância da escola e como podem ser suas atitudes em relação a ela.

- Criação de um Objeto de Aprendizagem: Através das experiências dos alunos em relação a escola, eles irão criar um jogo com as palavras que representam, seu sentimento em relação a escola. 

MAPA CONCEITUAL
A primeira etapa do projeto foi realizada dia 15/09/2014. Após a visita pela escola, conversamos sobre os pontos positivos da nossa escola, sobre o que eles mais gostavam nela, o que eles achavam que podia melhorar e quais eram os seus sentimentos em relação a escola. Após, cada um deles escreveu em um papel uma palavra que representava seu sentimento em relação a escola. Um de cada vez, os alunos apresentavam sua palavra e colavam no cartaz. Meu papel foi de intermediária, questionando e orientando os alunos, fazendo-os refletir sobre o que estava sendo construído. Aos poucos, o mapa conceitual foi sendo construído e os alunos conseguiram fazer relações entre as palavras e organizar as ideias que surgiram.
Um aspecto que destaco, é que as palavras escritas por eles foram todas positivas! No momento da discussão sobre a escola, foram levantados vários aspectos negativos na escola, como a depredação, mas, mesmo assim, no mapa conceitual, nenhuma palavra negativa foi citada.
Outro aspecto que destaco, é a palavra "amor" que foi citada várias vezes. Segundo eles, a escola dá e recebe amor.


INFOGRÁFICO

Com base nas palavras escolhidas pelos alunos no Mapa Conceitual, foi construído um Infográfico.





Paródia

As duas turmas de 4º ano da escola se uniram e criaram duas paródias para apresentação sobre a escola. As meninas apresentaram a paródia com a música "Show das Poderosas" e os meninos apresentaram "Rap da Felicidade".
As apresentações forem um sucesso! E a experiência de unir as duas turmas foi excelente. Os alunos puderam interagir mais e deixaram de lado a ideia de rivalidade existente.
Abaixo, seguem as paródias criadas e apresentadas:




CONFECÇÃO DE LIXEIRAS

Um dos temas abordados este ano é a reciclagem do lixo. Por isso, aproveitei o assunto e o inseri no projeto da Escola. Primeiramente, estudamos sobre o lixo, seu destino, reciclagem... com base nisso, refletimos sobre esta questão dentro da nossa escola. A partir daí, construímos algumas lixeiras para distribuir pela escola a fim de tentar conscientizar os alunos da importância de colocar o lixo no lixo e de separá-lo corretamente.



CARTAZ ENIGMÁTICO

Na aula de informática, os alunos criaram palavras enigmáticas referentes a escola. As palavras foram as mesmas escolhidas na construção do Mapa Conceitual (sentimento que tem em relação a escola). Na atividade, os alunos precisavam pesquisar imagens na internet, salvá-la e inseri-la em um editor de texto.






 CARTAZES DE INCENTIVO

Após muito estudo e reflexão sobre a escola, os alunos criaram cartazes para expor em vários ambientes incentivando os colegas a fazerem sua parte e ajudarem a manter a escola limpa.





CRIAÇÃO DE UM MAPA CONCEITUAL 

Após todas as atividades realizadas, os alunos voltaram a pensar na escola como um todo e criaram individualmente um mapa conceitual. destaco que na criação deste, muitos alunos conseguiram relacionar as ideias que colocavam, pensando em que este sentimento pode contribuir na sua vida enquanto integrante da sociedade.





OBJETO DE APRENDIZAGEM

Tendo como base as palavras que representam seu sentimento pela escola, os alunos construíram jogos sobre "Cuidados com a nossa escola".






CONCLUSÃO


A ideia deste trabalho surgiu da necessidade dos alunos ajudarem a cuidar da escola, sentindo ela como sua. Infelizmente, a escola estava sendo alvo de muita depredação, como tentativa de incêndio, entupimento das fechaduras e dos ralos, vidros quebrados...

No decorrer das atividades, estes sentimentos de pertencimento a escola foram sendo resgatados. Aos poucos, os alunos passaram a falar da "minha escola" e não mais da escola, demonstrando que começavam a sentir-se parte dela.
Acredito que muito desta mudança, se dá também através da fala dos professores, pois eu insistia muito na ideia de que a escola era deles, que se algo de ruim acontecesse, todos seriam prejudicados: os alunos, os professores, as famílias, os vizinhos...
Aos poucos, suas próprias atitudes mudavam e eram percebidas diariamente, como o lixo que começou a ser separado na sala de aula ou o refeitório que passou a receber uma atenção especial na hora da limpeza.
O ponto culminante do trabalho foi a apresentação da paródia para toda escola, onde um dos alunos assumiu o comando da apresentação, tornando-se o centro das atenções.


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Exercícios com milhar

Seguindo com as atividades, estou disponibilizando mais alguns materiais com cálculos de subtração e multiplicação.





sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Tabuada

Estudar a tabuada nem sempre é uma tarefa fácil! Decorá-la então, é uma tarefa que exige muita paciência e treino!
Quando iniciei o assunto tabuada, comecei com material concreto, criando conjuntos com unidades dentro. Para de fato saber a tabuada, os alunos precisam primeiro compreendê-la, saber como ela é formada. Assim, ficamos vários dias trabalhando com material concreto que eles mesmos confeccionaram em E.V.A., fazendo joguinhos como bingo, criando cartazes, desenhos...
Quando percebi que eles haviam compreendido como a tabuada é organizada, passei para as continhas. Mas a grande dificuldade deles ainda é lembrar toda a tabuada! Cada vez que iam resolver uma continha, estava lá a folha com a tabuada impressa.
Pensando na importância da tabuada para a vida dos alunos, resolvi motivá-los de várias maneiras. Uma delas foi o ditado. Depois de conversar com a turma, ficou decidido que faríamos um ditado da tabuada todos os dias até que, pelo menos 23 dos 26 alunos, acertasse todas as continhas!
Todos os dias eles esperavam ansiosos pela tabuada pois queriam acertar mais do que haviam acertado no dia anterior! Depois do ditado, os ditados eram trocados, eles corrigiam e diziam quantos colegas haviam acertado as 10 continhas.
Importante! É muito importante ter cuidado para não expor os alunos que não firam muito bem e acertaram poucas continhas, isso pode desmotivá-los.


quinta-feira, 19 de junho de 2014

Copa do Mundo

Em ritmo de Copa do Mundo, aproveitei para explorar o assunto de várias maneiras. Uma delas foi a criação de uma carta para os jogadores da nossa seleção.
A primeira parte da atividade, foi identificar e compreender as partes e tipos de correspondências através de muitos exemplos, discussões e exercícios. Depois disso, sugeri que os alunos escolhessem um jogador da Seleção Brasileira para escrever uma carta. Eles adoraram a ideia! O jogador mais escolhido, é claro, foi o Neymar!!
Durante a atividade, explorei muito as questões de coerência, ortografia, letra... na produção textual. No final, as cartinhas ficaram expostas no mural da escola.









Modelos de exercícios de matemática

Neste primeiro trimestre, trabalhei bastante com cálculos de adição e subtração. Para isso, criei vários arquivos com os exercícios bem direcionados. Num primeiro momento parece que são muitas continhas mas meus alunos se envolviam na resolução delas e adoravam! Eu sempre disponibilizava a eles o material concreto e rascunhos para ajuda-los a resolver as continhas.
Espero que vocês gostem e seja útil com suas turmas!




segunda-feira, 2 de junho de 2014

Balança das boas atitudes

A atividade da balança foi sequência da atividade da Árvore Generosa.
Esta atividade diária tinha como principal objetivo levar os alunos a refletirem suas atitudes, buscando melhorá-las cada vez mais.
Todos os dias, após a oração, os alunos refletiam sobre suas atitudes no dia anterior. Os pontos de reflexão ficavam expostos em um cartaz e eram os seguintes:

- Cuidar da escola
- Andar em fila
- Cuidar e trazer o material
- Jogar lixo no lixo
- Manter a sala organizada
- Respeitar os colegas
- Ouvir quando o colega fala
- Ajudar os colegas





Após a reflexão sobre estes itens, os alunos juntos, decidiam se a bala do dia ia para o lado positivo ou negativo da balança. Baseado nisso, era feito uma reflexão sobre o resultado, pensando no que é necessário mudar e como fazer isso.





A árvore generosa

A árvore generosa foi um dos livros que trabalhamos no primeiro trimestre.
O livro conta a história da amizade de uma árvore e um menino. O menino cresce, passa pela adolescência, vira adulto e envelhece, mas sempre com sua fiel amiga árvore.
Com base no livro e na generosidade demonstrada na história, criamos a Árvore Generosa da turma 42. Todos os dias, os alunos relatavam para a turma alguma atitude generosa do seu colega que haviam presenciado. Para cada atitude, os alunos citados ganhavam uma maçã na árvore.
No final da atividade, a árvore estava carregada de frutos!